top of page
Oficina Aquaatividades
aquaatividade1_2x_edited.png

Aqua Atividades

​​​  Os ganhos desta oficina vão desde o aprimoramento do equilíbrio, coordenação motora, força, consciência corporal até o desenvolvimento de vínculos e relações significativas que criam um ambiente propício para o aumento da autoestima, da coragem, do respeito, da comunicação e da empatia. 

  Dentro da piscina faz-se uso de vários materiais de apoio como caiaques, stand up, slackline, pranchas entre outros, com o propósito de fomentar além da autonomia no meio aquático, um desenvolvimento global através de estímulos variados.

  A água aqui é entendida como um elemento terapêutico que traz um sentido de aconchego e segurança, a qual possibilita o exercício de arriscar, titubear, decidir, errar, desequilibrar etc. com menos risco de se machucar, além de ser muito prazerosa.

Esta atividade
é desenvolvida na piscina da UDESC, em Coqueiros.

Todas as sextas
das 10h15 às 11h15

Local:
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros, Florianópolis - SC

 

Escola de Artes Autonomia

  A Escola de Artes do Instituto Autonomia nasceu a partir de uma observação especial em um grupo de convivência. Em uma das atividades, um jovem autista adulto surpreendeu a todos ao cantar, de memória, uma música longa de Gabriel O Pensador, demonstrando não apenas uma incrível memória musical, mas também um talento nato para  ritmo.

 

  Esse jovem era Milton, formado em música pela UDESC, mas que até então nunca havia tido a oportunidade de mostrar seu talento em apresentações públicas. Foi então que o Instituto Autonomia abraçou sua história e, juntos, começamos a levar esse talento para o mundo. Passamos a explorar bares, restaurantes, praças, shoppings, escolas e qualquer espaço onde pudéssemos ecoar uma mensagem poderosa: "Autistas também podem ser artistas".

 

  Naquela época, em 2012, pouco se falava sobre os talentos artísticos de pessoas autistas. Mas a semente estava plantada. Logo depois, surgiu outro jovem com um dom especial — dessa vez, voltado ao universo dos cartuns e caricaturas. Em 2013, unimos essas duas forças e criamos a dupla Artistas Autistas, que conquistou espaço em jornais da capital catarinense e chegou até mesmo ao palco da casa de shows P12, em Jurerê Internacional, ao lado de Gabriel O Pensador.

 

  Em 2015, Rodrigo Tramonte, o cartunista que integrava o projeto, lançou seu primeiro livro: Humor Azul — O Lado Engraçado do Autismo. A obra, que trouxe uma visão leve e bem-humorada sobre o universo autista, se tornou um verdadeiro best-seller, ultrapassando a marca de 12 mil exemplares vendidos

 

  Foi assim que nasceram as oficinas de arte do Instituto Autonomia, um espaço onde jovens autistas podem desenvolver suas habilidades em artes visuais, música, teatro e dança. Essas expressões artísticas, tão presentes na alma autista, são reconhecidas e valorizadas, mostrando ao mundo o talento inestimável que essas mentes criativas carregam.

 Andrea Monteiro

Oficina dança e movimento
dancaemovimento.png

Dança e Movimento

​  Esta oficina é melhor entendida na medida que expressa a vida interior do indivíduo e seu relacionamento com outras pessoas. As vivências com danças são fundamentais para todas as pessoas, inclusive para pessoas com necessidades especiais, que frequentemente apresentam dificuldades em se relacionar com seu próprio corpo e com o meio social.

Atuar é uma possibilidade de aprender sobre os sentimentos humanos, com gestos, falas e músicas.

  O objetivo aqui é aumentar o vocabulário de movimento de cada indivíduo - liberando sua capacidade criadora para que ele mesmo desenvolva sua própria dança de uma forma variada e rica. Procuramos aumentar a consciência corporal, diferenciando o movimento em atividades reconhecíveis e aprendendo como as partes do corpo tem papéis definidos no movimento expressivo.

Instrutora da oficina

Loren Fischer é artista do corpo e da palavra, educadora somática, poeta e pesquisadora. Graduada em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas e Mestre em Teatro pela UDESC, possui formação em Hatha Yoga e Yoga para crianças. Certificada no Método Feldenkrais de Consciência pelo Movimento.

Atua há mais de 25 anos no campo das artes, transitando entre teatro, performance, poesia e práticas somáticas. Seu trabalho investiga as relações entre corpo, escrita e percepção, integrando diferentes linguagens em processos de criação e ensino.Desde 2021, conduz a oficina de dança e teatro na Escola de Artes do Instituto Autonomia

Esta atividade
é desenvolvida no Centro Cultural Silveira de Souza, no Centro de Florianópolis.

Todas as segundas
no período das 14h às 17h

Local:
Rua Luís Delfino, 117 - Centro, Florianópolis

Oficina de artes

Oficina de Arte

Toda criança gosta de desenhar, rabiscar, brincar de massinha, misturar tintas e fazer boneco de argila. Na chamada primeira infância, até ali pelos sete anos, somos todos meio artistas, exercitamos a criatividade com mais liberdade e naturalidade.

 

Mas isso tem ficado pra trás cada vez mais cedo. Paramos na casinha com a árvore e viramos analfabetos nas habilidades artísticas. 

A Oficina de Arte é para desenvolver a criatividade que vai ajudar na saúde educativa. As crianças com menos aptidão são as que mais deve incentivar.

Instrutor da oficina
WhatsApp Image 2025-02-20 at 18.11.27.jpeg

Claudio Duarte, ilustrador, caricaturista, cartunista e designer gráfico. Autodidata,começou a carreira ilustrandopara o jornal TRIBUNA DE PETRÓPOLIS, em 1982, onde criava charges e cartuns diários. Passado dois anos, a convite de Carlos Heitor Cony, ilustrou a revista Fatos e já, como colaborador no grupo Bloch, ilustrou algumas revistas entre as quais a revista Manchete. 


Em agosto de 1986 foi contratado pelo jornal O Globo. Ali conquistou algumas premiações internacionais. Pela The Society For News Design -SND, ganhou 7 premiações, entre elas uma medalha de ouro e a outra de prata.

Através da vitrine do Globo sua arte passou a ser conhecida e recebeu convite para ilustrar diversas editoras, tais como Abril, Record, Rocco, Objetiva e Vozes.

 

Esta atividade
é desenvolvida no Centro Cultural Silveira de Souza, no Centro de Florianópolis.

Todas as segundas
no período das 14h às 17h

Local:
Rua Luís Delfino, 117 - Centro, Florianópolis

Oficina de musicalização
oficinademusica.png

Oficina de Musicalização

  A Oficina de Musicalização acontece através de jogos musicais, percussão corporal, canto coletivo, aquecimentos vocais e corporais, alinhamento energético, pertencimento, ludicidade, integração, movimento, improvisação, exercícios de percepção sonora, escuta ativa e paisagem sonora, relaxamentos sonoros com instrumentos etnicos e de soundhealing. 


Estimula a conexão do participante consigo mesmo, com o outro, com o entorno, a criatividade, a coordenação motora e rítmica, memória musical, a liberdade expressiva, a colaboração, a presença plena, a escuta ativa, o lúdico e o espiritual.

Instrutor da oficina
lucaskinceler.jpg

  A Oficina de Musicalização é guiada por Lucas Kinceler que utiliza uma metodologia participativa, lúdica, relacional, inclusiva, assim como a Música do Círculo, com foco nos Ritmos Brasileiros.

 

Vem sendo criado um ambiente seguro e acolhedor para a expressão individual e coletiva. Intermediando o reencontro de cada um com a sua musicalidade. 

Esta atividade
é desenvolvida no Centro Cultural Silveira de Souza, no Centro de Florianópolis.

Todas as segundas
no período das 14h às 17h

Local:
Rua Luís Delfino, 117 - Centro, Florianópolis

Temporariamente

Suspensa!

Oficina da Terra

Outros projetos

Pretende ser um espaço para a prática de horticultura e interação com a natureza para crianças em suas diversas formas de existir, com seus limites, potências e particularidades, em conjunto com seus cuidadores.

Essa oficina proporciona uma re-conexão com a natureza, e conseqüentemente uma auto-percepção e uma inter-relação mais expandidas. Nesse espaço trabalhamos as potências individuais e coletivas a partir da inter-afetividade, do trabalho em grupo e das diversas formas de comunicação.

 

Estar em grupo e participar do processo de desenvolvimento de um ser vivo - a planta - é interessante para melhorar a auto-estima, para a criação de ferramentas próprias de enfrentamento e superação de situações desconhecidas, para o desenvolvimento da responsabilidade implícita no cuidado com as plantas e com o grupo e para o desenvolvimento da cooperação.

Esta atividade acontece no Parque Ecológico do Córrego Grande, em parceria com a Floram.

Atividade suspensa
no momento!

logo_oficina_brincar100.png

Temporariamente

Suspensa!

Oficina do Brincar

Brincar é uma conduta própria do desenvolvimento humano. Além da diversão e de gerar presença na interação com o meio, revela uma linguagem própria, diferente da racional. Permite que o ser brincante seja espontâneo, curioso, desafiador e interativo. Seja em contexto de cooperação ou competição, os brincantes exploração habilidades específicas, tais quais Assertividade, Percepção Social, Aprendizagem Social, Coordenação do Pensamento e da Ação e Conhecimento de Si mesmo e do Outro.

 

Na Oficina do Brincar teremos a disposição quebra-cabeças, jogos de mesa, espaços lúdicos, brinquedos e equipamentos de psicomotricidade. São materiais selecionados ao longo de 15 anos de muito trabalho e experimentações com diferentes públicos. Teremos atividades espontâneas e mediadas por profissionais especialistas.

Esta atividade é desenvolvida no Espaço do Aprendiz, no Campeche.

Atividade suspensa
no momento!

AGENDA SEMANAL

 

​​

Escola de Artes Autonomia

SEGUNDA-FEIRA

das 14h às 17h

Atividades Aquáticas

SEXTA-FEIRA

das 10h15 às 11h15

ENDEREÇO

Escola de Artes Autonomia

Centro Cultural Silveira de Souza -

R. Alves de Brito, 334 - Centro, Florianópolis -

SC, 88015-440

Atividades Aquáticas

UDESC (CEFID), Coqueiros

R. Pascoal, 358 - Coqueiros, Florianópolis - SC, 88080-350

CONTATO

Executivo: [48] 99194-6444

Matrículas: [48] 99813-6708

linkedin (1).png
youtube.png
facebook.png
  • Instagram Instituto Autonomia
Logo marca contém amor

© 2025 por Instituto Autonomia.

bottom of page